Hub que trouxe vacina da Pfizer ao Brasil expande operação em Viracopos

Por Raquel Valli

Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP)

Um novo centro de processamento de cargas será inaugurado nesta quinta-feira (28) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com a previsão de aumentar a capacidade de entregas (importações e exportações) realizadas a partir do terminal. Trata-se de um novo espaço da United Parcel Service (UPS), que foi quem trouxe a primeira carga de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer ao Brasil, em 2021. Na época, chegaram ao país mais de um milhão de doses do imunizante pelo hub da multinacional americana.

O centro de logística da empresa conta com caminhões de entrega diferenciados, como o Truck BRP (Baú Repotencializado e Refrigerado), que integra a frota UPS Healthcare.

Já o novo espaço, será o primeiro centro automatizado da UPS no Brasil. Conta com três máquinas de raio-X, pelas quais passam contêineres inteiros e áreas dedicadas ao processamento de cargas reguladas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como medicamentos e vacinas, com controle de temperatura ampliado dez vezes.

A companhia foi fundada em 1907, em Seattle (EUA), inicialmente com o nome de American Messenger Company, e distribui diariamente mais de 22 milhões de encomendas em mais de 200 países. Conta com cerca de 490 mil funcionários e registrou uma receita de US$ 91,1 bilhões (R$ 487,69 bi) em 2024.

UPS - Centro de processamento de cargas UPS em Viracopos