Creche de Campinas (SP) será fechada, e crianças serão transferidas
O Centro de Educação Infantil (CEI) Recanto das Crianças, em Campinas (SP), vai fechar enquanto creche. No local, será instalada uma biblioteca e uma brinquedoteca para atender aos alunos da CEI Castelo Branco. O espaço também vai abrigar uma sala de reunião para professores. As informações são da Secretaria Municipal de Educação.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os alunos atendidos pelo Recanto serão transferidos para a Castelo porque o número de matriculados para o ano que vem no Recanto diminuiu e há salas que teriam apenas sete estudantes. Atualmente, a creche atende 39 crianças. Mas, para o ano letivo de 2026, apenas 26 foram matriculadas.
Por isso, elas serão transferidas para a Castelo, que fica na rua paralela, na Rua Silva Alvarenga, nº 50. A Castelo “é maior e possui infraestrutura completa, com espaços mais amplos e estruturados, e o tempo de deslocamento a pé entre as duas unidades é de cinco minutos”, informa o Poder Executivo.
Reclamações
“Sou mãe de uma criança atendida pela Recanto das Crianças. Este ano, elas foram transferidas provisoriamente para uma igreja próxima, por causa de uma reforma, com a promessa de que no segundo semestre voltariam para a creche. Mas, isso nunca aconteceu, e nós já estamos caminhando para novembro”, afirmou uma das mães, nas redes sociais.
A Secretaria Municipal de Educação confirma que os 39 alunos da Recanto estão sendo atendidos em uma igreja. Além disso, afirma que eles vão estudar no Castelo, assim que a obra terminar. “Os pais foram consultados e concordaram com a transferência, e a medida também está em consonância com a equipe gestora que responde pelas duas creches”, informa a Prefeitura.
Já para o vereador Nelson Hosrri (PSD), “não tem sentido fazer propaganda de novas creches, e por outro lado fechar as já existentes. Isso é trocar seis por meia dúzia. Educação infantil é prioridade, e não podemos aceitar que a comunidade fique sem esse apoio tão importante”.
A Prefeitura sustenta que entregou 16 creches do Espaço do Amanhã e que, atualmente, há 5 mil vagas a mais disponíveis do que a demanda.