São Paulo inaugura bosque urbano na Praça Armênia

Área recuperada no centro recebe mais de 2 mil mudas

Por Da Redação

Com a entrega do novo espaço, cidade passa a contar com 12 bosques urbanos

A Prefeitura de São Paulo inaugurou neste sábado (31) um novo bosque urbano na Praça Armênia, na região central da capital. O espaço, batizado de Bosque Urbano Tesourinha, tem quase 10 mil metros quadrados e passa a integrar a rede de áreas verdes da cidade.

Durante a inauguração, foram plantadas cerca de duas mil mudas de árvores, que se somam a pouco mais de cem já existentes no local. Com isso, a área passa a concentrar mais de duas mil árvores. O plantio contou com a participação de moradores da região.

Antes da intervenção, o terreno era marcado por degradação ambiental, descarte irregular de resíduos e ocupações indevidas. A recuperação incluiu o preparo do solo e o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, como jequitibá-rosa, paineira, pau-ferro, tamboril e fruto-do-sabiá, produzidas em viveiro municipal. As espécies foram escolhidas por favorecerem a biodiversidade urbana e atraírem polinizadores.

Com a entrega do novo espaço, São Paulo passa a contar com 12 bosques urbanos, que juntos somam mais de 40 mil metros quadrados de áreas verdes e cerca de 19 mil árvores. Outros projetos semelhantes estão em fase de implantação em diferentes regiões da cidade.

Além da recuperação ambiental, o projeto manteve elementos históricos da Praça Armênia, como os monumentos em memória aos Mártires Armênios, incorporados ao paisagismo do bosque.

Os bosques urbanos são áreas públicas transformadas em pequenas florestas, com foco na ampliação da permeabilidade do solo, na redução das ilhas de calor e na melhoria da qualidade ambiental em áreas densamente urbanizadas.