Dia D de vacinação contra o sarampo na capital

Todas as UBSs de SP estarão abertas, das 8h às 17h, além de ações em toda as regiões da cidade

Por Da Redação

Desde 12 de janeiro, já foram aplicadas 16.024 doses contra o sarampo

A Prefeitura de São Paulo promove neste sábado (24) o Dia D de reforço da vacinação contra o sarampo em todas as regiões da capital. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar das 8h às 17h, oferecendo as vacinas contra sarampo e febre amarela, além das demais doses previstas no calendário oficial de imunização.

Desde o início das ações de intensificação, em 12 de janeiro, já foram aplicadas 30.772 doses de vacinas na cidade. Desse total, 16.024 correspondem à imunização contra o sarampo e 14.748 à vacina contra a febre amarela, reforçando o esforço do município para ampliar a cobertura vacinal.

A mobilização é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde e tem como foco checar a situação vacinal da população e atualizar as cadernetas, principalmente de quem ainda não recebeu as doses contra sarampo e febre amarela. A abertura das UBSs aos sábados, somada às ações realizadas fora das unidades nas últimas semanas, amplia o acesso da população às vacinas.

De acordo com a Vigilância em Saúde, manter a vacinação em dia é fundamental para evitar o retorno e a disseminação de doenças já controladas. A atualização da caderneta protege não apenas quem recebe a dose, mas toda a coletividade.

Além das UBSs, as AMAs e UBSs Integradas, que já atendem aos sábados das 7h às 19h, também vão ofertar todas as vacinas. A unidade mais próxima pode ser encontrada na plataforma Busca Saúde. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, os CEUs também terão ações de multivacinação, das 9h às 16h.