Roubos caem 20% na cidade de SP em novembro, mas feminicídios batem recorde na Região Metropolitana

Queda nos assaltos na capital contrasta com alta de mortes de mulheres

Por Da Redação

Bairro com mais assaltos no mês passado foi o Capão Redondo, na Zona Sul

A cidade de São Paulo registrou queda de 20% no número de roubos em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram pouco mais de 7,2 mil assaltos, média diária de cerca de 240 ocorrências. No acumulado de janeiro a novembro de 2025, a redução chega a 13% em relação ao mesmo período anterior.

O Capão Redondo, na Zona Sul, liderou o ranking de bairros com mais roubos no mês, com 324 registros. Na sequência aparecem Pinheiros, na Zona Oeste, e Campo Limpo, também na Zona Sul. Completam a lista dos dez bairros com mais ocorrências a Sé, Parque Santo Antônio, Perdizes, Santo Amaro, Pari, Campos Elíseos e Jardim Herculano.

Apesar da queda geral, alguns bairros tiveram aumento nos registros. Parque Santo Antônio e Pinheiros apresentaram altas de 15% e 14%. Fora do grupo dos dez com mais casos, a Lapa, na Zona Oeste, chamou atenção ao registrar crescimento de 33% nos roubos.

Entre as maiores reduções estão Campos Elíseos, no Centro, com queda de 35%, e Campo Limpo, com redução próxima de 30%.

Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado. Nos crimes contra a vida, os homicídios dolosos na capital subiram de 28 para 44 casos de outubro para novembro, alta de 57%.

Na Região Metropolitana, o total de homicídios ficou estável em novembro, com 80 registros. Já os casos de feminicídio chegaram a 12 no mês, aumento de 50% em um ano, somando 105 ocorrências em 2025, o maior volume mensal.

Os crimes de estupro tiveram queda de 5% em novembro, com 467 registros.