Roubos caem 20% na cidade de SP em novembro, mas feminicídios batem recorde na Região Metropolitana
Queda nos assaltos na capital contrasta com alta de mortes de mulheres
A cidade de São Paulo registrou queda de 20% no número de roubos em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram pouco mais de 7,2 mil assaltos, média diária de cerca de 240 ocorrências. No acumulado de janeiro a novembro de 2025, a redução chega a 13% em relação ao mesmo período anterior.
O Capão Redondo, na Zona Sul, liderou o ranking de bairros com mais roubos no mês, com 324 registros. Na sequência aparecem Pinheiros, na Zona Oeste, e Campo Limpo, também na Zona Sul. Completam a lista dos dez bairros com mais ocorrências a Sé, Parque Santo Antônio, Perdizes, Santo Amaro, Pari, Campos Elíseos e Jardim Herculano.
Apesar da queda geral, alguns bairros tiveram aumento nos registros. Parque Santo Antônio e Pinheiros apresentaram altas de 15% e 14%. Fora do grupo dos dez com mais casos, a Lapa, na Zona Oeste, chamou atenção ao registrar crescimento de 33% nos roubos.
Entre as maiores reduções estão Campos Elíseos, no Centro, com queda de 35%, e Campo Limpo, com redução próxima de 30%.
Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado. Nos crimes contra a vida, os homicídios dolosos na capital subiram de 28 para 44 casos de outubro para novembro, alta de 57%.
Na Região Metropolitana, o total de homicídios ficou estável em novembro, com 80 registros. Já os casos de feminicídio chegaram a 12 no mês, aumento de 50% em um ano, somando 105 ocorrências em 2025, o maior volume mensal.
Os crimes de estupro tiveram queda de 5% em novembro, com 467 registros.