Santa Bárbara d'Oeste entrega a nova represa
Estrutura vai armazenar 12 bilhões de litros de água
Santa Bárbara d'Oeste, entregou nesta na última semana a nova Represa Parque das Águas. A obra, de responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE), é um avanço na segurança hídrica do município e marca os 40 anos de fundação da autarquia. Com investimento total de R$ 15 milhões, a nova estrutura amplia em 25% a capacidade de armazenamento de água do município, garantindo abastecimento seguro para os próximos 50 anos.
Segurança Hídrica
Considerando as três represas da cidade - Parque das Águas, Areia Branca e São Luiz - Santa Bárbara d'Oeste passa a contar com um volume total de 12 bilhões de litros de água armazenada. A integração das três estruturas fortalece o sistema de captação garantindo mais eficiência para atender às demandas da população e do desenvolvimento urbano do município.
"A nova represa é uma conquista histórica para Santa Bárbara d'Oeste. Uma obra extremamente complexa, com duração de mais de quatro anos, e que hoje temos a honra de entregar ao cidadão barbarense. Estamos falando de um barramento que dispõe de uma estrutura moderna de engenharia, com 300 metros de comprimento e 7 metros de altura, possibilitando o armazenamento de mais de 3 milhões de litros de água, totalizando 12 milhões em todo o nosso sistema. Essa água, que a gente sabe que tem excelência, vai garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental, permitindo que Santa Bárbara tenha capacidade de crescimento de até 300 mil habitantes e uma segurança hídrica de 50 anos", afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
Estrutura
A principal intervenção da obra foi um alteamento que resultou em uma barragem com 180 metros de comprimento, 40 metros de largura e 7 metros de profundidade. O vertedouro, já concluído e pronto para operar, possui 120 metros de comprimento por 40 metros de largura.
O empreendimento inclui ainda uma moderna travessia subterrânea para captação de água ("tunnel line"), equipada com duas comportas, que garantem maior eficiência e segurança no processo de captação, além de facilitar na manutenção.
"Os investimentos realizados nos últimos anos ultrapassam R$ 150 milhões, com a nova represa, as estações de tratamento de esgoto, adutoras, reservatórios e modernização das redes. Neste mês, o DAE completa 40 anos de história com muitos motivos para orgulho de todos os barbarenses", completou o prefeito.
