Santa Bárbara d'Oeste entrega a nova represa

Estrutura vai armazenar 12 bilhões de litros de água

Por Da Redação

Obra garante abastecimento por até 50 anos no município

Santa Bárbara d'Oeste, entregou nesta na última semana a nova Represa Parque das Águas. A obra, de responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE), é um avanço na segurança hídrica do município e marca os 40 anos de fundação da autarquia. Com investimento total de R$ 15 milhões, a nova estrutura amplia em 25% a capacidade de armazenamento de água do município, garantindo abastecimento seguro para os próximos 50 anos.

Segurança Hídrica

Considerando as três represas da cidade - Parque das Águas, Areia Branca e São Luiz - Santa Bárbara d'Oeste passa a contar com um volume total de 12 bilhões de litros de água armazenada. A integração das três estruturas fortalece o sistema de captação garantindo mais eficiência para atender às demandas da população e do desenvolvimento urbano do município.

"A nova represa é uma conquista histórica para Santa Bárbara d'Oeste. Uma obra extremamente complexa, com duração de mais de quatro anos, e que hoje temos a honra de entregar ao cidadão barbarense. Estamos falando de um barramento que dispõe de uma estrutura moderna de engenharia, com 300 metros de comprimento e 7 metros de altura, possibilitando o armazenamento de mais de 3 milhões de litros de água, totalizando 12 milhões em todo o nosso sistema. Essa água, que a gente sabe que tem excelência, vai garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental, permitindo que Santa Bárbara tenha capacidade de crescimento de até 300 mil habitantes e uma segurança hídrica de 50 anos", afirmou o prefeito Rafael Piovezan.

Estrutura

A principal intervenção da obra foi um alteamento que resultou em uma barragem com 180 metros de comprimento, 40 metros de largura e 7 metros de profundidade. O vertedouro, já concluído e pronto para operar, possui 120 metros de comprimento por 40 metros de largura.

O empreendimento inclui ainda uma moderna travessia subterrânea para captação de água ("tunnel line"), equipada com duas comportas, que garantem maior eficiência e segurança no processo de captação, além de facilitar na manutenção.

"Os investimentos realizados nos últimos anos ultrapassam R$ 150 milhões, com a nova represa, as estações de tratamento de esgoto, adutoras, reservatórios e modernização das redes. Neste mês, o DAE completa 40 anos de história com muitos motivos para orgulho de todos os barbarenses", completou o prefeito.