Zonas Leste e Oeste devem ter centros TEA

Por

A Prefeitura de São Paulo assinou nesta semana a contratação da SPObras, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), para a implantação dos Centros Municipais para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas zonas Leste e Oeste da capital. Com investimento de R$ 119,3 milhões, os novos equipamentos têm previsão de entrega à população em até 24 meses, contados a partir da emissão da ordem de início dos serviços. O contrato prevê a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura, incluindo a realização de topografia, sondagem, estudos preliminares e análise de solo, além da elaboração do material preparatório, abertura e condução do processo licitatório, contratação e gerenciamento das obras e dos projetos executivos necessários para viabilizar a implantação dos dois novos centros TEA.

O Centro TEA da Zona Leste será implantado em terreno localizado na Avenida Itaquera, s/nº, com área total de 7.500,00 m², do lado oposto à Escola Estadual Professor Amador Arruda Mendes. Já o equipamento da Zona Oeste será construído na Avenida Eliseu de Almeida, s/nº, em um terreno com 8.736,00 m², ao lado do Parque Luís Carlos Prestes.

O Programa de Metas da Prefeitura 2025-2028 prevê, ainda, a construção de um Centro TEA na zona Sul.

Em abril de deste ano, a Prefeitura de São Paulo inaugurou na Zona Norte o primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da América Latina.