PSG castiga o Flamengo nos pênaltis e leva o Mundial

Em noite de Safonov, Flamengo foi vice de novo no Mundial

Por

O PSG levou a melhor sobre o Flamengo na decisão da Copa Intercontinental, disputada na noite de quarta (17) do Qatar. No estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, a equipe dirigida por Luis Enrique superou a comandada por Filipe Luís nos pênaltis, por 2 a 1, após empate por 1 a 1.

O campeão sul-americano teve sucesso na tentativa de equilibrar o duelo com o campeão europeu. O PSG saiu na frente no primeiro tempo, com Kvaratskhelia, e o empate veio na etapa final, em pênalti cobrado por Jorginho. A igualdade no marcador persistiu até o término do tempo extra, e a definição foi nos tiros da marca penal.

O clube de Paris foi mais feliz e se tornou o primeiro francês campeão mundial de futebol, após bater na trave no Super Mundial FIFA, quando perdeu para o Chelsea.

O PSG agora é o único da França que já disputou qualquer campeonato do tipo.

Na atual Copa Intercontinental, ainda que o campeão europeu já inicie a disputa na final, há representantes de todos os continentes. Para chegar à decisão, o Flamengo fez 2 a 1 no Cruz Azul, do México, e derrotou o Pyramids, do Egito, por 2 a 0. Então, encarou uma potência, que, de certa maneira, jogava em casa. O PSG é desde 2011 propriedade da QSI (Qatar Sports Investments), que, na prática, é controlado pela família real do Qatar, que vê nos grandes eventos esportivos uma ferramenta de afirmação política. E contou com muitos torcedores em Doha.

Em campo, o primeiro tempo foi todo do PSG. Parecia uma grande seleção contra um time de meninos, como diria Galvão Bueno. A impressão era de ver os franceses em ritmo de treino, contra um Flamengo que dava a vida. Porém, com o nervosismo, aos nove minutos, Rossi tentou evitar um escanteio e deixou o gol vazio. A rede foi balançada por Fabián Ruiz, mas a revisão em vídeo acusou que a bola havia saído.

O PSG seguiu trocando passes até que, aos 38, Mayulu teve espaço para acionar Doué, que fez cruzamento rasteiro da direita. Rossi tentou cortar e acabou ajeitando a bola para Kvaratskhelia empurrá-la para a rede.

No segundo tempo, Filipe Luís fez alterações, a primeira delas a entrada de Pedro, e o Flamengo melhorou, conseguindo pressionar mais os franceses. Mas foi em um lance fortuito, um lateral do PSG em que a bola sobrou na área, que o Rubro-Negro buscou o empate. Marquinhos fez um pênalti bobo em Arrascaeta, acusado pelo VAR e convertido por Jorginho, aos 17 da etapa final.

Com o empate, o jogo foi para a prorrogação, que não alterou o placar. Com isso, o jogo foi para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Safonov, que defendeu os pênaltis de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, e deu o Mundial para o Paris Saint-Germain.