No Qatar, Dembélé, do PSG, vence o FIFA The Best

Luís Enrique, técnico do PSG, foi eleito o melhor treinador do ano

Por

O atacante francês Ousmane Dembélé, 28, do PSG, confirmou os prognósticos e foi eleito na terça] (16) o melhor jogador de futebol da temporada 2024/25 pela premiação The Best, da FIFA.

Liderando a formação parisiense nas conquistas da inédita Champions League, do Campeonato Francês e da Copa da França, Dembéle também já havia faturado, em setembro, a premiação Bola de Ouro, entregue desde 1956 pela revista France Football.

O atacante francês voltou a fazer a dobradinha, levando as duas principais premiações do futebol internacional em uma mesma temporada.

Em 2024, a Bola de Ouro foi entregue ao meia espanhol Rodri, do Manchester City, enquanto o The Best foi para Vinicius Junior, do Real Madrid. Em 2023, Lionel Messi havia ficado com as duas premiações.

Na temporada mais artilheira da carreira, Dembélé fez 37 gols em 60 partidas (média de 0,61 por jogo), além de ter distribuído 14 assistências.

Melhor jogadora

O prêmio de melhor jogadora foi para a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, que venceu a premiação pela terceira vez seguida. Ela também venceu as últimas três edições da Bola de Ouro.

Técnicos

O espanhol Luis Enrique, do PSG, foi eleito o melhor técnico de time masculino, enquanto a holandesa Sarina Wiegman, campeã da Euro feminina com a Inglaterra, foi eleita a melhor técnica de equipe feminina. Foi a quinta vez que Sarina venceu o prêmio ela também ganhou em 2017, 2020, 2022 e 2023.

Goleiros

O italiano Gianluigi Donnarumma, que se transferiu do PSG para o Manchester City, foi eleito o melhor goleiro da temporada. Hannah Hampton, do Chelsea, foi eleita a melhor goleira.

Prêmio Puskás

O Puskás, que elege o gol mais bonito do futebol masculino, foi para o argentino Santiago Montiel, que marcou de bicicleta pelo Independiente, em duelo contra o Rivadavia, pelo campeonato nacional. Ele é o segundo argentino a levar o Puskás.

Prêmio Marta

Já o Prêmio Marta, que escolhe o gol mais bonito no futebol feminino, foi para Lizbeth Ovalle, do Tigres, do México.

Ela selou a vitória por 2 a 0 contra o Chivas Guadalajara, pelo Mexicano feminino, ao acertar um "chute de escorpião" no ângulo esquerdo, depois de cruzamento de Jenni Hermoso no centro da área.

PSG