Websérie mostra a música no Tocantins

Black Music TOur chega à terceira temporada

Por

A relação entre música autoral, território e identidade cultural volta ao centro da cena com a terceira temporada do Black Music TOur, websérie audiovisual que percorre paisagens naturais do Tocantins para apresentar artistas locais e suas trajetórias.

Os cinco episódios da nova temporada serão lançados nesta quarta-feira (28) no canal do YouTube do Coletivo Cultural Norte Acústico, reunindo performances musicais gravadas em pontos turísticos do estado.

A obra é viabilizada pelo governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Pretos e pardos

O projeto integra ações de fomento à produção cultural independente e à valorização da música produzida no estado, com foco em artistas pretos e pardos, de diferentes gerações. Participam da iniciativa os artistas Gustavo, Eliakin e Silas Bispo; o grupo Cobras Corais, com João Baima e Lucas Maranhans; além de Misha, Jady Aline e Kauê.

O Black Music TOur se apresenta como uma websérie que une apresentação musical e narrativa audiovisual. Cada episódio acompanha um artista em um cenário natural ou turístico, contextualizando o espaço e a história do músico antes da execução da canção escolhida.

"O Black Music TOur é uma websérie que acompanha músicos da nova e da antiga geração da cena. Artistas que têm música autoral ou cantam obras autorizadas e fazem apresentações em pontos turísticos do estado", explica o proponente do projeto, Samuel Silva Carvalho. Segundo ele, a proposta é permitir que o público conheça o território e o artista de forma integrada.

"A pessoa conhece o local, a paisagem e também a história do cantor. No final, escuta a música que o artista escolheu para aquele episódio", afirma.

Incentivo cultural

Samuel Silva afirma que o incentivo da Pnab tem papel central na continuidade do projeto e na viabilização de produções autorais no estado.

"Esse tipo de incentivo possibilita que a gente faça trabalhos mais autorais e que os artistas continuem criando música e conteúdo de qualidade. Todas as temporadas foram financiadas com recursos públicos. A primeira com a Aldir Blanc, a segunda com a Lei Paulo Gustavo e esta terceira novamente com a Aldir Blanc", destaca.

A proposta também busca construir uma associação direta entre música e paisagem. "O objetivo principal é levar a música dos artistas daqui e mesclar com as paisagens naturais do Tocantins", pontua o proponente.