Tocantins recupera estradas vicinais
Objetivo é reforçar escoamento da produção agrícola
O governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está promovendo a recuperação de estradas vicinais em diversas regiões do estado, com foco na melhoria do escoamento da produção agrícola.
O titular da Seagro, Fred Sodré, destaca que a recuperação das estradas vicinais é estratégica para garantir competitividade ao setor produtivo.
"Investir em infraestrutura rural é assegurar que o produtor tenha condições adequadas para escoar sua produção, reduzir custos logísticos e ganhar eficiência. As estradas vicinais são fundamentais para integrar o campo aos mercados e fortalecer o desenvolvimento econômico dos municípios", ressalta o secretário.
Importância
De acordo com o gerente de Captação de Recursos e Projetos Especiais da Seagro, Miguel Anderson Caminha, as estradas vicinais têm grande importância econômica e social.
"Do ponto de vista econômico, são essenciais para o escoamento da produção agrícola e para o abastecimento das zonas urbanas. Além disso, é por meio dessas vias que os insumos chegam às propriedades rurais em todo o Tocantins", explica.
O gerente acrescenta ainda que os serviços de recuperação atendem pequenos, médios e grandes produtores, facilitando tanto o transporte de insumos quanto o escoamento da produção agrícola em diferentes regiões do estado.
O serviço é executado por meio de convênio iniciado em 2020, com investimento aproximado de R$ 7,4 milhões.
Desde o início do convênio, diversos trechos de estradas vicinais já foram recuperados, contemplando os municípios de Alvorada, Barrolândia, Carrasco Bonito, Cristalândia e Paranã. Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas no município de Barrolândia, na região central do Estado.
240 quilômetros
Até o momento, já foram recuperados aproximadamente 240 km de estradas vicinais em diversos municípios tocantinenses. Atualmente, estão em execução cerca de 37 km, com previsão de licitação de mais 25 km até o encerramento do convênio, totalizando cerca de 300 km recuperados.
A estimativa para a colheita de grãos no Tocantins é promissora para a safra 2025/2026.
A projeção aponta para uma colheita de aproximadamente 5,75 milhões de toneladas de soja, contribuindo para que a produção total de grãos ultrapasse 9,6 milhões de toneladas.
