"Xô dengue": jogo digital ajuda a criança a se prevenir do mosquito
Em mais uma ação estratégica contra o Aedes aegypti, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) lança nesta quarta-feira (14/01), o pacote de jogos digitais "Xô Dengue!", uma experiência interativa feita para envolver o público infantojuvenil na luta contra as arboviroses, estimulando o conhecimento e incentivando a prática diária da prevenção como um verdadeiro estilo de vida.
Essa iniciativa, que mistura diversão e cuidado com a saúde, foi criada por um grupo de profissionais da Diretoria de Vigilância Ambiental junto com o setor pedagógico da FVS-RCP.
O projeto tem três jogos diferentes: Quiz do Mosquito, Jogo da Memória e Esmague o Mosquito. Ele é feito especialmente para alunos do Ensino Fundamental I e II e já está disponível para celular, pelo aplicativo, e também online no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a Fundação está em constante processo de inovação para alcançar resultados. "O mundo está em constante transformação, assim como a adaptação desse pequeno mosquito, o que exige que nossas estratégias também evoluam para continuar eficazes no combate às arboviroses. A informação por meio da educação faz parte fundamental desta missão", completou.
Segundo o diretor de Vigilância Ambiental (DVA), Elder Figueira, a inserção de tecnologias digitais é fundamental para modernizar as estratégias de saúde pública. "Precisamos falar a língua das novas gerações. Ao utilizarmos jogos, conseguimos levar a mensagem de prevenção para dentro das casas de forma leve, mas eficaz", destaca.
Um dos idealizadores do projeto, Dê Ângelo Cruz, explica que a ideia é baseada na Aprendizagem Significativa. "O objetivo é que as crianças, além de se divertirem, aprendam".
