Servidoras de segurança têm curso

Por

Reforçando as políticas de valorização e fortalecimento da atuação feminina, o governo do Amapá apresentou nesta terça-feira (13) o Programa Atena, voltado à formação técnica de servidoras da segurança pública em todo o estado.

A formação está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amapá (Iesp) e pelo Fundo Estadual de Segurança Pública do Amapá (Funsep).

Processo seletivo

Após um criterioso processo seletivo, que envolveu análise documental, teste de aptidão física e avaliação técnica, 30 servidoras passaram a integrar a primeira turma do Programa Atena.

O secretário adjunto da Sejusp, Felipe Vieira, destacou que o treinamento prepara e capacita as profissionais para o adequado manuseio de diversos equipamentos recentemente adquiridos pela segurança pública.

"A segurança pública tem hoje os maiores investimentos da história na aquisição de equipamentos, seja com viaturas, armas de fogo, coletes balísticos, e equipamentos de investigação. Então vamos aliar esses aparelhamentos ao adequado treinamento", pontuou o secretário.

O programa também está alinhado às políticas públicas de promoção da igualdade de gênero, reconhecendo a importância da formação especializada para ampliar a participação das mulheres em áreas estratégicas da segurança.