Amazonas convoca 800 aprovados na Segurança

Anúncio integra investimentos do Amazonas Mais Seguro

Por

O governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) anunciou a convocação de mais 847 aprovados em concursos públicos das Forças de Segurança do Amazonas. Com a convocação, o total de profissionais que irão compor o quadro pelo governo estadual chega a 3,7 mil. A nova convocação contempla aprovados da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública. O investimento mensal do Governo do Estado com a ampliação do efetivo deve girar em torno de R$ 5 milhões.

Na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), estão sendo convocados 100 oficiais e 500 alunos soldados do cadastro reserva, ampliando o efetivo responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo na capital e no interior, contribuindo para o aumento da presença policial nas ruas e ampliação da capacidade de resposta da corporação.

Em fevereiro, o governador já havia convocado outros 500 nomes, totalizando mil aprovados em cadastro reserva já convocados para a PM. No total já foram convocados mais de 2,2 mil aprovados para a Polícia Militar, desde 2023. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) também será reforçado com a convocação de 15 oficiais e 100 alunos soldados, todos também do cadastro reserva.

Os novos profissionais vão fortalecer a atuação da corporação em ações de combate a incêndios, salvamento, atendimento pré-hospitalar e resposta a desastres naturais em todo o estado e se somam aos 453 aprovados que já haviam sido convocados anteriormente para a corporação.

Já a Polícia Civil (PC-AM) contará com a incorporação de 94 novos profissionais, sendo 15 delegados, sete peritos, 25 escrivães e 47 investigadores. Outros 302 aprovados já haviam sido convocados, em 2023 e no início deste ano. Com este último reforço, a Polícia Civil amplia a capacidade de investigação criminal, produção de provas técnicas e atendimento à população nas delegacias do Amazonas.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) será contemplada com a convocação de mais 38 profissionais, sendo um técnico de nível superior e 37 assistentes operacionais, fortalecendo áreas estratégicas de apoio, planejamento e integração das forças de segurança. Outros 112 aprovados para a SSP-AM também já haviam sido convocados, além de 308 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O reforço do efetivo integra um conjunto mais amplo de ações do programa Amazonas Mais Seguro, que reúne investimentos em pessoal, equipamentos, tecnologia, inteligência e integração das forças. Somente em 2025, o governo do Amazonas intensificou os aportes no setor, com investimentos superiores a R$ 1 bilhão em segurança pública.