Acre avança na saúde com Agora Tem Especialistas

Programa amplia o acesso a consultas, exames e cirurgias pelo SUS

Por

O programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, tem se consolidado como uma das principais estratégias para ampliar o acesso da população brasileira a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Lançada em maio deste ano, o programa que se tornou vitrine do governo atua diretamente na redução de filas, na ampliação da oferta de consultas, exames e cirurgias e no fortalecimento da rede assistencial, com impacto significativo tanto na capital quanto no interior do estado. No Acre, o programa tem contribuído para acelerar o atendimento em áreas prioritárias, como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

A expectativa é ampliar em até 30% a oferta de atendimentos especializados, reduzindo o tempo de espera em policlínicas, UPAs, ambulatórios e salas cirúrgicas.

Entre as ações em andamento está a atuação das Carretas da saúde, estruturas móveis equipadas com especialistas e exames de média e alta complexidade, como mamografia, ultrassonografia e atendimentos oftalmológicos. No estado, as unidades têm levado assistência diretamente à população, especialmente a mulheres que esperavam há anos por consultas e exames especializados. A medida contribui para o diagnóstico precoce e o encaminhamento ágil para tratamento de doenças, especialmente o câncer de mama.

Outro ponto do programa é a ampliação da capacidade do SUS por meio da parceria com hospitais privados. A estratégia permite que unidades da rede suplementar passem a atender pacientes do sistema público, como forma de compensação de dívidas ou redução de tributos, aumentando a oferta de cirurgias e exames.

Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a inovação do modelo. "Uma novidade são hospitais privados, de plano de saúde, que não atendiam pelo SUS. Eles podem trocar dívidas ou reduzir pagamento de impostos se fizerem mais cirurgias, mais exames, se abrirem as portas para o SUS. Assim, se a secretaria estadual ou municipal ligar para chamar para fazer uma cirurgia em um hospital privado, isso é o Agora Tem Especialistas", afirmou.

No Acre, essa ampliação da rede dialoga diretamente com outras políticas em execução, como o Opera Acre, integrado ao Programa Nacional de Redução de Filas, que intensificou a realização de cirurgias eletivas em diversas especialidades e regiões do estado.

O Agora Tem Especialistas também se articula com iniciativas como o Telessaúde, que amplia o acesso a especialistas sem a necessidade de deslocamento. O serviço garantiu acompanhamento especializado a populações que vivem em regiões de difícil acesso, alcançando 18 municípios, com expansão prevista para Jordão, Santa Rosa do Purus, Bujari e Senador Guiomard no próximo ano. Entre janeiro e novembro, foram realizadas 11.898 consultas por telemedicina.

Esse conjunto de ações fortalece a regionalização dos serviços e aproxima o cuidado especializado da população. Com a ampliação da oferta, a parceria entre redes pública e privada e o uso de soluções móveis e tecnológicas, o programa representa um avanço na consolidação de um SUS mais equitativo e acessível.