Amapá cumpre 90% das metas definidas para águas e saneamento

Por

O Governo do Amapá recebeu na terça-feira (9) a certificação de excelência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com resultado de 90% referente ao cumprimento de metas sobre a gestão de recursos hídricos no estado.

A avaliação é em relação ao ano de 2024, que alcançou um patamar de destaque nacional a partir da implementação de políticas públicas e avanços no gerenciamento eficiente.

Gestão hídrica

"O resultado positivo nos deixa muito contentes, uma vez que os recursos apoiam diretamente o trabalho da Sema e reafirma o compromisso do Governo do Estado que trabalha com afinco para fortalecer a gestão de recursos hídricos", ressaltou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.

A reunião aconteceu na Sala de Colegiados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), instituição responsável pela validação das ações executadas pela Coordenadoria de Gestão e Recursos Hídricos (CGRH). Na ocasião, os participantes puderam acompanhar a apresentação do percentual atingido por cada meta, o Amapá que aderiu ao programa em 2014 pelo segundo ano consecutivo alcançou o nível excelência.

Para a especialista e coordenadora de Apoio e Poder Público da ANA, Brandina Amorim, o Amapá a nível nacional é um dos estados que mais avançou no gerenciamento de recursos hídricos. Desde que iniciou o programa o estado vem atendendo as metas.

"O Amapá apresentou avanços expressivos na gestão de recursos hídricos. O estado estruturou seu Plano de Recursos Hídricos, implementou o instrumento de outorga, desenvolveu seu primeiro Plano de Bacia, separando de forma técnica e eficiente as políticas de meio ambiente e de recursos hídricos".

Agência Amapá