Governo do Amapá se prepara para chegada do petróleo
Apesar da polêmica, exploração na Margem Equatorial é grande aposta do estado
Seguindo as medidas que vêm sendo adotadas desde o início da gestão para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado, o Governo do Amapá efetivou diversas ações estratégicas em 2025. Entre as iniciativas, estão o fortalecimento das políticas de atração de investimentos e a posição firme de defesa e apoio ao setor de óleo e gás, que resultou na obtenção da licença para pesquisa na Margem Equatorial.
A gestão estadual entende que a exploração do petróleo representa uma oportunidade estratégica para o estado e para o país. Considerando que marca um novo momento na história econômica e social do Amapá, o governador Clécio Luís celebrou a informação de que a Petrobras obteve a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, na região da Margem Equatorial.
No centro das atenções
O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Wandenberg Pitaluga, destacou que em 2025 todas as ações voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Amapá foram intensificadas e houve significativos avanços.
"O Amapá está hoje no centro das atenções e temos trabalhado para preparar o estado para receber a Petrobras, seus fornecedores e a cadeia que está ao redor desta indústria", concluiu Pitaluga.
Ainda como parte das medidas que reforçam a importância da responsabilidade ambiental aliada aos horizontes sustentáveis emergentes, equilibrando o desenvolvimento econômico com a manutenção dos indicadores ambientais do estado, o Amapá foi sede da 4ª edição do Seminário Economia do Mar. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, Sebrae Amapá e Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar).
Selo Amapá
Outras atividades que fortalecem e apoiam o empreendedorismo no estado, com impacto na elevação dos índices econômicos, foram não só mantidas, mas aperfeiçoadas como o lançamento, em julho de 2025, da plataforma Selo Amapá, uma ferramenta prática, eficiente e moderna para aprimorar a prestação dos serviços da política pública. A medida, coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) integra as ações efetivas da atual gestão voltadas para aperfeiçoar, fortalecer, dar visibilidade e ampliar o alcance das práticas desenvolvidas localmente.
Entre as atividades de apoio ao empreendedorismo, na maior vitrine de negócios do Amapá, a 54ª Expofeira, A Agência Amapá realizou o lançamento da 6ª Edição do Programa Minha Primeira Empresa, com a oferta de 130 vagas para concessão de crédito.
Houve ainda, durante os nove dias do evento, rodas de conversa e diálogos estratégicos para promover a integração de diferentes empresas, no pavilhão ExpoAmazônia, grandes empreendimentos da cadeia produtiva de petróleo e gás, como Petrobras, Transpetro, Cia Brasileira Offshore (CBO), proporcionaram conexões e compartilhamento de experiências.
No segundo semestre de 2025, em mais uma atividade voltada para garantir o amplo acesso às oportunidades e a participação efetiva da população nas políticas públicas, a Agência Amapá coordenou a caravana itinerante do Selo Amapá, nos meses de outubro e novembro, em 14 municípios do estado.
O governo do estado também participou e foi protagonista da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e levou muita inovação e criatividade, como um cartão com QR code para acesso a informações sobre o estado mais preservado do país. A ferramenta, desenvolvida pela Agência Amapá, representa mais uma iniciativa que reforça o compromisso da gestão estadual não só em efetivar políticas públicas de desenvolvimento, mas também de compartilhar essas ações com o Brasil e o mundo.
