Governo entrega UTIs no Hospital de Tailândia
Entrega fortalece a capacidade de atendimento crítico
O governo do estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou nesta sexta-feira (5), as novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional de Tailândia, na região do Baixo Tocantins. A entrega marca mais um avanço significativo para a rede estadual de saúde da região, ampliando a estrutura hospitalar disponível e fortalecendo a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico.
O novo complexo é composto por 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI neonatal, todos equipados com tecnologia moderna e estrutura completa, e contou com investimentos do Governo do Pará na ordem de R$ 8.236.240,60. A administração das unidades será feita pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável também pela contratação de profissionais.
Investimentos
Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho reforçou a importância dos investimentos e equipamentos para a população da região.
"É um momento importante para o município de Tailândia e também para o estado do Pará", disse o governador. "Esse é o momento exato para que Tailândia possa prosperar com relação à saúde. Hoje nós estamos avançando fortemente, trazendo um equipamento fundamental para salvar vidas, para ampliar a rede de serviços de saúde, trazendo leitos de UTI adulto, leitos de UTI neonatal, garantindo que o nosso hospital regional, possa, com esses equipamentos, junto com a hemodiálise e toda a estrutura disponível, ser uma ferramenta para salvar a vida da população da região".
O governador também destacou que o novo serviço vai reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades. "Não vai mais precisar botar paciente em avião ou ambulância para ir para uma UTI. Agora é aqui em Tailândia, para cuidar do povo da cidade, mas também para atender Goianésia, Moju, Abaetetuba e toda esta região com saúde cada vez melhor".
