PRF apreende R$ 25 milhões em ouro em Boa Vista (RR)
Fiscalização de rotina apreendeu 2 toneladas de cassiterita
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 36 quilos de ouro na BR-174, nas proximidades de Boa Vista (RR), durante uma fiscalização de rotina no início dessa semana.
O material estava escondido na carroceria de uma pick-up que havia saído de Manaus (AM) com destino a Roraima.
No veículo, foram encontradas 41 barras avaliadas em cerca de R$ 25 milhões.
O condutor, residente no Pará, informou que recebeu o automóvel na capital amazonense para transportá-lo até Boa Vista. Ele foi preso e levado à Polícia Federal (PF), responsável por investigar a origem e o destino do carregamento.
A apreensão faz parte de um conjunto de ações articuladas pelo Governo Federal contra o garimpo ilegal. Conforme divulgado pela Casa Civil, nos últimos dois anos, o estado registrou grandes interceptações de ouro, resultado do reforço na fiscalização das rodovias e nas áreas de mineração irregular.
Em agosto deste ano, a PRF apreendeu 103 quilos do metal na BR-401, o maior volume já recolhido pela corporação. Meses antes, em novembro de 2024, outras 33 barras foram encontradas em Rorainópolis.
Com o caso mais recente, o total de ouro sem comprovação de origem retirado de circulação em Roraima chega a 186 quilos, ultrapassando R$ 130 milhões em valor estimado.
Enquanto a ação na rodovia atingiu o transporte de metais, outras duas operações ocorreram simultaneamente dentro da Terra Indígena Yanomami.
Na base de Pakilapi, quatro homens foram detidos após tentar furar uma barreira fluvial no rio Uraricoera.
Ainda de acordo com a Casa Civil, com o grupo foram apreendidas cerca de 2 toneladas de cassiterita, uma lancha, um motor, equipamento de internet e combustível.
Em outro ponto do mesmo rio, equipes da Funai e da Força Nacional destruíram acampamentos, balsas e materiais usados na extração ilegal.
As ações integradas são coordenadas pela Casa de Governo em Roraima e envolvem diversos órgãos federais, com foco na interrupção das rotas de escoamento e no bloqueio da logística de transporte de minério ilegal.
A estratégia busca reduzir o avanço das atividades de garimpo em áreas de preservação e terras indígenas, impedindo o retorno das estruturas desmanteladas nas últimas operações.