Por:

Pará tem queda de 58% em mortes violentas

A Região de Integração de Segurança Pública do Baixo Tocantins (4ª RISP), no Pará, registrou de janeiro a agosto de 2025 uma redução de 58% nos Crimes Violentos Letais Intencionais, em comparação ao mesmo período de 2018.

Os dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), ligada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup-PA), mostram 89 ocorrências neste ano contra 211 em 2018.

Entre os crimes considerados estão homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. De acordo com a Agência Pará de Notícias, os indicadores de crimes patrimoniais recuaram. Os registros de roubos caíram 75,33% no período de 2018 a 2025, passando de 5,1 mil para 1,2 mil. Em relação a 2024, a queda foi de 71,54%, com 1,4 mil ocorrências no ano passado.

Os furtos também diminuíram, com retração de 46,40% na mesma comparação. Em 2018 foram 6,5 mil registros contra quase 3,5 mil em 2025.

O governo estadual atribui os resultados ao trabalho conjunto das forças policiais e ao investimento em estruturas de segurança. Entre as ações estão a entrega de totens de monitoramento, construção de novas delegacias, instalação de quartéis e aquisição de lanchas.

O município de Abaetetuba recebeu duas embarcações, a Central de Atendimento e Despacho, viatura e equipamentos para projetos de proteção à mulher. Baião recebeu comunicadores para a Guarda Municipal, Barcarena ganhou nova delegacia e dois totens, Cametá passou a contar com uma Unidade Integrada de Polícia, coletes e rádios, e Limoeiro do Ajuru recebeu lancha de 60HP.

Uma nova base fluvial será inaugurada em Abaetetuba, ampliando o patrulhamento nos rios e fortalecendo a cobertura de segurança da região.