Roraima lidera o crescimento proporcional de empregos formais no Brasil desde 2019, segundo levantamento da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan). O estado alcançou 32,4 mil novas vagas com carteira assinada entre janeiro de 2019 e julho de 2025, resultado que representa aumento de 61% no estoque total de trabalhadores.
O desempenho garante a Roraima a primeira posição no ranking nacional de expansão proporcional na criação de postos de trabalho, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento mostra que o setor de serviços foi o maior responsável pela abertura de vagas, com 15,6 mil novos postos no período, seguido pelo comércio, com 7,8 mil oportunidades. A recuperação do mercado de trabalho em Roraima contrasta com o cenário de 2018, quando o estado encerrou o ano com saldo negativo de empregos. O resultado atual supera a soma das contratações registradas nos 13 anos anteriores a 2019. O impacto desse avanço tem sido sentido na renda das famílias, na formalização de trabalhadores e na ampliação do consumo local.
A geração de empregos acompanha o crescimento de empresas em funcionamento no Estado. Entre 2019 e agosto de 2025, foi registrado um saldo positivo de aproximadamente 29 mil empreendimentos abertos, após descontadas as baixas ocorridas no período.
Segundo a Secretaria Social de Comunicação (Secom-RR), o movimento demonstra vitalidade no ambiente de negócios e influencia diretamente na arrecadação de tributos estaduais e municipais, na oferta de produtos e serviços e na atração de novos investimentos. Com mais estabelecimentos em operação e a diversificação da economia, o mercado de trabalho, Roraima se destacou no país.