Por:

Acre avança seis posições em inovação

O Acre registrou o maior crescimento em inovação na Amazônia Legal nos últimos quatro anos, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e analisado pela Agência Acre. O estado avançou seis posições no índice, saindo da 26ª colocação em 2022 para a 20ª neste ano, após um aumento de 23% no pilar de inovação.

Outros estados da região também tiveram evolução. O Amapá passou do 27º para o 22º lugar, enquanto Rondônia subiu da 21ª para a 16ª posição. Roraima avançou da 25ª para a 21ª e Mato Grosso da 23ª para a 19ª. Já o Maranhão caiu da 18ª para a 26ª colocação, e o Amazonas passou do 8º para o 14º lugar. Pará e Tocantins tiveram queda, descendo três posições.

No Acre, ações públicas contribuíram para o desempenho. Entre elas estão a criação do Programa Governo Digital, coordenado pela Secretaria de Administração, e a instituição do Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, estabelecido por lei em 2023.

A Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) tem ampliado a concessão de bolsas científicas, além de captar recursos de emendas parlamentares e de programas federais. Estão em andamento ainda a implantação do Parque Tecnológico de Rio Branco, em parceria com a prefeitura, e a criação de um Hub de Inovação para startups, que funcionará de forma integrada à Plataforma do Ecossistema de Inovação do estado.

Mais de R$ 10 milhões devem ser aplicados neste ano em pesquisas voltadas a áreas como saúde e bioeconomia, por meio de programas como Centelha e Inova Amazônia. Além da Fapac, a Fundação de Tecnologia (Funtac), universidades, faculdades, órgãos públicos, prefeituras e organizações da sociedade civil participam do processo de fortalecimento da área.