Furto tem queda de 18% durante operação no Pará

Importunação sexual reduziu durante ações em julho

Por

O Pará registrou redução de crimes patrimoniais durante os quatro fins de semana de julho, segundo balanço da Operação Verão 2025. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social estadual (Segup-PA).

A operação segue até a próxima segunda-feira (4), com atividades em diversas localidades do estado. Entre os indicadores, o furto caiu 18% no estado.

Em 2024, foram contabilizadas 3.944 ocorrências. Já em 2025, o número baixou para 3,2 mil registros no mesmo período. O roubo teve redução de 11,6%, passando de 1,4 mil registros em 2024 para 1,2 mil neste ano. A análise considera os quatro fins de semana de julho, período com maior fluxo de turistas em regiões de praia.

Além disso, o crime de lesão corporal seguida de morte apresentou queda. Em 2025, foi registrado apenas um caso, frente a três no mesmo intervalo de 2024, o que representa redução de 66,7%. A importunação sexual também caiu.

Foram 41 ocorrências neste ano contra 71 no ano passado, o que equivale a uma redução de 42,3%. A operação envolve reforço policial e ações de prevenção em mais de 50 localidades. O planejamento tem foco em regiões com grande circulação de pessoas, como balneários e centros urbanos.

A operação começou no fim de junho e será encerrada no primeiro fim de semana de agosto. Na Região Metropolitana de Belém, os crimes patrimoniais também foram monitorados. O número de roubos se manteve estável: foram 816 casos tanto em 2024 quanto em 2025. Já os furtos caíram 7,2%, passando de 1,4 mil registros no ano anterior para 1,3 mil neste ano. O policiamento foi intensificado com o trabalho ostensivo da Polícia Militar e apoio de fiscalizações fluviais.

As ações contaram com reforço nas delegacias da Polícia Civil, além de abordagens em corredores urbanos e áreas de acesso a balneários.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) está ativo em Salinópolis e no distrito de Mosqueiro.

O espaço reúne equipes da segurança pública para monitoramento em tempo real por meio de câmeras instaladas nas áreas com maior fluxo.

O trabalho é coordenado pela Segup em parceria com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), juntamento com o apoio das esferas municipal e federal.