Por:

TO: terceiro do país em operações de trânsito

O Tocantins ocupou a terceira posição no ranking nacional de testes do bafômetro durante a Operação Lei Seca no feriado de Corpus Christi. Foram 843 exames realizados, conforme dados do Fórum Operações Lei Seca do Brasil.

O estado ficou atrás apenas de Mato Grosso e Rondônia.

A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) e pela Polícia Militar. O objetivo foi reduzir infrações e crimes relacionados à direção sob efeito de álcool. Ao todo, 3.157 veículos foram abordados em 11 cidades, incluindo Palmas, Araguaína e Gurupi.

De acordo com a Secretaria de Comunicação estadual (Secom-TO), dos condutores fiscalizados, 18 foram multados por dirigir após consumir bebida alcoólica. Outros 46 foram presos por terem taxa igual ou superior a 0,34mg/L de álcool no sangue, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda conforme divulgado pela Secom-TO, houve ainda 48 recusas ao teste e 10 casos de embriaguez evidente.

A operação contou com 108 agentes, entre fiscais do Detran-TO, PM, Guardas Municipais e Defesa Civil.

Os servidores da segurança atuaram em pontos de grande movimento para aumentar a eficácia das abordagens.

Neste mês de julho, o Detran-TO dará continuidade ao trabalho com a Operação Verão Seguro, que segue até 4 de agosto. A iniciativa reforçará a fiscalização em todo o estado, com foco no combate à direção sob influência de álcool.

A medida coincide com o período de férias escolares e aumento no fluxo de veículos.

As ações integram ainda a Operação Álcool Zero e a Operação Temporada de Férias 2025, que tem como objetivo principal reduzir o número de acidentes e, consequentemente, mortes no trânsito.