TO: mapeamento do campim-dourado
O governo do Tocantins realizou o georreferenciamento de áreas com ocorrência de capim-dourado em aldeias do povo Krahô. A ação foi promovida pela Secretaria dos Povos Originários e pelo Instituto Natureza do Tocantins entre os dias 9 e 13 deste mês.
Os técnicos visitaram nove aldeias nos municípios de Itacajá e Goiatins para identificar as espécies presentes nas veredas e confirmar a localização das áreas de coleta.
Durante o trabalho, imagens captadas com drones foram comparadas a imagens de satélite para compor mapas precisos. Técnicos também conversaram com moradores locais para entender como é feita a extração e o uso da planta.
Foram identificadas espécies semelhantes, como sempre-vivas e chuveirinho, que não têm as mesmas propriedades para o artesanato e se degradam rápido. O material reunido servirá de base para ações previstas na Lei Estadual de Uso Sustentável do Capim-Dourado.