Tocantins tem saldo de 9,5 mil empregos em um ano

Estado também abriu mais de 10 mil novas empresas em 3 meses

Por

O Tocantins criou mais de 9,5 mil empregos formais entre março de 2024 e fevereiro de 2025. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e divulgados pela Secretaria da Comunicação Social do Estado do Tocantins (Secom-TO).

Apenas no primeiro trimestre deste ano, o estado registrou mais de 5,9 mil vagas com carteira assinada, maior número da série histórica iniciada em 2020. De janeiro a março de 2025, todos os grandes setores da economia tiveram aumento de postos de trabalho.

O setor de serviços liderou com 2,9 mil novas vagas. Em seguida aparecem a agropecuária, com 898 empregos criados, o comércio, com 881, a construção civil, com 716, e a indústria, com 502 postos.

A maioria das vagas foi preenchida por homens, que ocuparam mais de 4,1 mil dos novos postos, o que representa 70% do total. Jovens de 18 a 24 anos também foram destaque, respondendo por 2.650 contratações, cerca de 44% das vagas abertas no período.

Em março deste ano, o Tocantins atingiu a marca de mais de 264 mil empregos formais ativos. Este é o maior patamar para um mês de março desde o início da série histórica.

O salário médio real na admissão chegou a R$ 1.902,94, valor 2,07% acima do registrado no mesmo mês de 2024.

O estado também apresentou crescimento no número de empresas. Até abril de 2025, o Tocantins contava com 150,8 mil empresas em atividade.

Somente no primeiro trimestre de 2025, foram abertas 10 mil novas empresas, maior resultado para o período dos últimos cinco anos.

Ainda segundo o Novo CAGED, o bom desempenho na geração de empregos e na abertura de negócios está relacionado ao ambiente favorável para investimentos e à estabilidade econômica local.

O governo aponta que o equilíbrio fiscal e o planejamento têm contribuído para atrair empresários e gerar oportunidades no mercado de trabalho. As atividades produtivas continuam sendo o motor do crescimento, com destaque para os serviços e a agropecuária.

De acordo com a Secom-TO, o saldo positivo indica que o Tocantins segue avançando na expansão do emprego formal e na consolidação de novos empreendimentos.