TO se destaca no Norte em Combate à Desigualdade
O estado ficou entre os cinco melhores em ranking nacional
O estado do Tocantins foi reconhecido pelo Governo Federal como um dos cinco melhores do país na categoria Combate à Desigualdade do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica.
O resultado foi divulgado na terça-feira (29) pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A premiação integra o programa Acredita no Primeiro Passo, que incentiva ações voltadas à qualificação profissional e ao empreendedorismo para famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico).
Com índice de 17,71%, Tocantins ficou na quinta posição nacional, atrás de Sergipe, Pernambuco, Bahia e Paraíba.
A avaliação foi baseada no desempenho no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IAEmp), desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A análise considerou dados do período de 2023 a 2024, com foco na ampliação de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade.
As ações reconhecidas incluem a oferta de cursos técnicos e capacitações para inserção no mercado de trabalho e ao incentivo ao pequeno negócio.
As atividades são coordenadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e têm como público principal os inscritos nos programas sociais do Governo Federal.
A proposta é preparar os participantes para buscar emprego formal ou iniciar iniciativas de geração de renda.
Durante a solenidade, realizada em Brasília, também foram destacados os resultados obtidos nacionalmente a partir dos projetos selecionados.
Um estudo da FGV indicou que, em 2024, a renda do trabalho da população com menor poder aquisitivo cresceu 10,7%, enquanto a dos 10% mais ricos aumentou 6,7%. A diferença no ritmo de crescimento contribuiu para a maior redução de desigualdades registrada no Brasil nos últimos anos.
Segundo o MDS, o programa "Acredita no Primeiro Passo" busca promover a autonomia de pessoas com baixa renda por meio do fortalecimento das capacidades produtivas. Desde a criação do programa, instituído pela Lei nº 14.995/24, já foram realizadas mais de 192 mil operações de crédito, com investimento superior a R$ 3,1 bilhões, nas linhas de financiamento conhecidas como Primeiro Passo e ProCred 360.