Pará abre consulta para licitação do BRT
A Agência de Controle e Regulação dos Serviços Públicos de Transporte do Pará (Artran) iniciou na segunda-feira (11) uma consulta pública para discutir a licitação do BRT Metropolitano. De acordo com a Agência Pará, o objetivo é colher contribuições e questionamentos da população, que poderão ser enviados até 25 de novembro por meio de um formulário disponível no portal oficial da Artran (artran.pa.gov.br).
O projeto do BRT Metropolitano, conduzido pelo governo estadual, prevê a integração entre terminais de Belém e municípios vizinhos, como Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Isabel. A licitação inclui a escolha da empresa responsável, que contará com uma frota de 265 ônibus adquiridos com financiamento federal por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, viabilizado pela Caixa Econômica.
A frota será composta por 40 ônibus elétricos e 225 movidos a Diesel Euro 6, que emitem menos poluentes do que os veículos atualmente em circulação na Região Metropolitana de Belém. A chegada dos primeiros ônibus está prevista para dezembro.
Na consulta pública, a Artran destaca que, mesmo sem a exigência legal, a participação popular foi aberta para garantir que os cidadãos tenham voz na etapa de licitação. Para participar da consulta, a população pode acessar o portal da Artran e clicar no banner da Consulta Pública 003/2024, que direciona ao formulário.
O BRT Metropolitano, segundo o projeto, será operado por uma linha troncal que interligará os municípios. 31 linhas farão a alimentação dessa linha principal, permitindo que passageiros se desloquem com um único bilhete entre diferentes pontos.
