Por:

Amapá recebe ação sobre áreas de saúde

Na semana passada, o Ministério da Saúde realizou em Macapá, Amapá, a terceira edição da Oficina Estadual de Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) de 2024. O evento, que reuniu cerca de 70 pessoas, teve como objetivo promover ações para fortalecer os instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando práticas de vigilância, atenção, promoção e prevenção em saúde. A oficina foi organizada pelo Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

Durante o encerramento, o diretor do DAEVS, Guilherme Werneck, destacou a importância dessas oficinas para a implementação da PNVS. "Publicada em 2018, a PNVS ainda requer muito esforço para sua implementação homogênea em todo o país. Com ações bem planejadas, podemos obter dados mais precisos e criar políticas públicas mais eficazes, além de nos preparar melhor para emergências em saúde", afirmou Werneck. O consultor técnico do DAEVS, Luiz Facchini, enfatizou a necessidade de uma maior integração entre as vigilâncias e sua articulação com a Atenção Primária em Saúde (APS). Ele explicou que essa aproximação, feita em parceria com os municípios, será facilitada ao focar no enfrentamento de problemas específicos de saúde, como arboviroses, tuberculose, hanseníase e cobertura vacinal.

Maria Ilca da Silva Moitinho, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ressaltou a importância da oficina para aprimorar a articulação entre as práticas da vigilância em saúde e a APS. Ela também apresentou ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Vigilância Sanitária.