No último fim de semana, dias 9 e 10, Macapá sediou a Folia Literária Internacional do Amapá, realizada no Parque do Forte. O evento, promovido pelo Governo do Estado com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre (União) e Randolfe Rodrigues (PT), buscou promover o mercado editorial, incentivar a leitura e aproximar a população de autores e artistas.
A oficina de fantoches, realizada para jovens e adultos, foi um dos destaques, explorando o potencial criativo do público na arte de contar histórias com bonecos. O evento também deu espaço a novos autores amapaenses, como Ana Cristina Tracaioly e Bárbara Costa Ribeiro, que lançaram suas obras independentes no palco Ibis Amazonas.
Ainda no sábado, um debate sobre literaturas de fronteira reuniu escritores renomados no auditório Barracão das Multivozes. O encontro abordou temas como a convivência entre culturas na região amazônica e contou com a participação do escritor Dominique Martin, da Guiana Francesa. A programação incluiu atividades interativas promovidas pelo Centro de Educação Profissional e Artes Visuais Cândido Portinari, com exposições e oficinas de caricatura. Para o público infantil, teve contação de histórias e intervenções artísticas, criando um ambiente de interação e incentivo à leitura, estimulando o interesse pela literatura de forma lúdica.
A programação musical do evento promoveu o diálogo entre a literatura e a música, com apresentações de artistas locais e nacionais. A interação entre essas linguagens artísticas foi debatida em mesas temáticas, que contaram com a presença dos amapaenses Zé Miguel e Rafael Senra, além dos músicos Thiago Amud, do Rio de Janeiro, e Celso Viáfora, de São Paulo.
A Folia Literária também abriu espaço para a discussão sobre literatura LGBTQIA , com uma roda de conversa no sábado. Autores da comunidade expuseram desafios enfrentados em suas trajetórias, destacando a importância de eventos como esse para a diversidade nas produções literárias.
O evento encerrou-se no domingo com uma programação musical diversa, que reuniu artistas do Amapá, Pará e Suriname no palco Remanso. Entre os destaques, estavam o grupo Poetas Azuis, Ray Neiman e Patrícia Bastos, além de Finéias Nelluty e Vital Lima.