Por:

PA: parque tecnológico vai capacitar empresas

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém, abrirá um espaço dedicado a capacitar empresas de impacto social e ambiental. A nova unidade, batizada de "Espaço Sustentável", tem como objetivo oferecer suporte a empreendimentos inovadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável na região. A estrutura, que deve ser concluída até 2025, contará com salas de treinamentos, auditório e espaço para exposições.

A criação do Espaço Sustentável é resultado de um convênio de R$ 11,4 milhões entre a Fundação Guamá, Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa faz parte do Programa Ambientes de Inovação, que busca fortalecer parques como locais de pesquisa e desenvolvimento.

A nova construção será interligada aos prédios do Espaço Inovação e Espaço Empreendedor, existentes no PCT Guamá, facilitando o trânsito entre os setores. O complexo, que já opera com ocupação máxima, espera expandir a capacidade de receber empresas e promover eventos e lançamentos.

Podem se candidatar ao programa empreendimentos que integrem inovação com responsabilidade socioambiental. O processo de seleção é contínuo e inclui a análise de propostas para verificar seu potencial de impacto e viabilidade financeira.

Com mais de 30 empresas residentes e 12 laboratórios de pesquisa, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da Amazônia. Situado em uma área de 72 hectares, ele colabora com a pesquisa e o desenvolvimento de produtos para o mercado, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação na região.