Amazonastur fala de exploração sexual
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Eneva, realizou nos dias 15 e 16 de outubro um ciclo de palestras nos municípios de Silves (AM) e Itapiranga (AM).
O evento teve como tema "Enfrentamento da Exploração Sexual e Tráfico no Setor Hoteleiro". O objetivo foi conscientizar proprietários de hotéis e prestadores de serviços turísticos sobre como identificar e denunciar casos de exploração sexual e tráfico de pessoas.
Durante as palestras, foram abordados os sinais de alerta para identificar possíveis vítimas e agressores, assim como os procedimentos corretos para realizar denúncias. O foco foi mostrar a responsabilidade das empresas e seus colaboradores na promoção de um ambiente seguro para turistas e moradores das cidades.bA campanha também reforçou a importância da colaboração entre o setor privado, governo e sociedade para combater esses crimes.
A Amazonastur tem atuado de forma contínua em ações de conscientização em todo o estado, dentro da campanha "O silêncio é convivente". O programa inclui a distribuição de cartilhas e a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque 100, que atende casos de crimes contra crianças e adolescentes, e a plataforma Fala.BR, onde é possível registrar denúncias.
Os dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) indicam que, nos primeiros três meses de 2024, o estado registrou 90 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2023.
