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Núcleo atende alunos superdotados no Acre

Lavínia, de 16 anos, já escreveu dois livros e possui outros projetos literários | Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Acre possui um espaço para que alunos superdotados, ou seja, com habilidade muito superiores à média, posam se desenvolver. No hall de entrada do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S) há a seguinte frase: "Mentes brilhantes não devem ser desperdiçadas, e sim potencializadas". O núcleo, localizado em Rio Branco, atende 200 alunos excepcionais em diversas áreas.

No local, cada aluno deixa uma marca, seja por meio de traços de desenhos, resoluções complexas de problemas matemáticos, melodias musicais ou até mesmo como assistente de professores. Um exemplo da diversidade de genialidades que se desenvolvem no NAAH é Rodrigo Padula Brasil, um jovem de 11 anos apaixonado por aves. Com orientação e suporte, ele concebeu um projeto para catalogar as espécies avícolas em sua comunidade e lançou um livro intitulado "Aves do Condomínio Chácara Ipê". O pai, Thiago Brasil, conta que o menino sempre foi apaixonado por ciência. "Há aproximadamente três anos, ele passou a se interessar mais pelos pássaros e estudar profundamente o assunto. Pedia livros especializados sobre o tema, queria conhecer profissionais que fossem referência e teve a grande felicidade de, por coincidência, encontrar a maior autoridade científica na área de ornitologia do Acre, que é o professor Edson Guilherme", disse Thiago.

Lavínia Vasconcelos, de 16 anos, outra jovem que estuda no núcleo, escreveu o primeiro livro aos 14 anos e trabalha em outros projetos literários. "Estou escrevendo muita coisa, mas é algo que eu gosto e que não é pesado. É muito bom ver as pessoas gostando das minhas histórias. Um dia perguntei ao meu amigo qual era o livro preferido dele e ele respondeu que era o meu, então fiquei muito feliz e orgulhosa", contou a jovem. Outro talento, Lecenky Araújo Camargo, de 17 anos, tem aptidão em matemática e já conquistou várias medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Marco Melo, ex-aluno e agora professor no mesmo local, testemunha o impacto transformador do núcleo em sua vida. Por meio da abordagem individualizada e holística, o NAAH, além de servir de abrigo para a criatividade, desmistifica conceitos equivocados sobre superdotação e oferece suporte para que os alunos desenvolvam as habilidades.