Por:

Projeto em RR fornece saúde bucal a internos

Na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), em Roraima, o programa de atendimento odontológico para os reeducandos vai fornecer diferentes serviços de tratamento bucal aos internos até a sexta-feira (26), com as atividades sendo realizados das 8h às 17h. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Natália Gallindo, gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde Bucal, ressaltou a importância desses atendimentos para complementar os serviços de saúde já oferecidos aos reeducandos da unidade. Segundo ela, a iniciativa visa prevenir doenças bucais e promover uma melhor higiene oral.

Os atendimentos são realizados pelo Consultório Odontológico Itinerante, o Odontomóvel, que oferece serviços como limpeza, aplicação de flúor, restauração e extração dentária aos reeducandos.

Natália também destacou que a parceria foi estabelecida devido à alta demanda por procedimentos odontológicos de média complexidade.

No ano passado, quando a iniciativa também foi realizada, mais de 400 reeducandos foram atendidos durante a ação de saúde bucal.

O diretor do Departamento do Sistema Penitenciário da Sejuc, Rodrigo de Brito Silva, ressaltou que essa iniciativa complementará significativamente os atendimentos realizados na unidade prisional. Ele enfatizou a importância da saúde bucal na prevenção de infecções e no controle de doenças como diabetes e anemia. "Com esse mutirão conseguiremos dar uma melhor qualidade de saúde bucal aos internos enquanto eles estiverem cumprindo a pena aqui no sistema prisional de Roraima", disse o diretor.