Por:

Candidatos empatam em disputa por Manaus

David Almeida foi deputado por 11 anos e Amom Mandel ingressou na política em 2020 | Foto: Clóvis Miranda e Mário Agra

Dois candidatos que disputam a prefeitura de Manaus estão tecnicamente empatados. O que chama a atenção no pleito é a diferença de idade entre os favoritos. Enquanto o veterano e atual prefeito David Almeida (Avante) tem 55 anos, o seu concorrente, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), tem 23 anos.

De acordo com o levantamento do instituto Paraná Pesquisas, o empate técnico ocorre nos dois cenários da pesquisa estimulada. No primeiro cenário, David aparece com 29% e Amon, com 25,9%. No segundo, o prefeito alcança 29,5%, contra 28,4% do deputado federal. Ao levar em conta a margem de erro de 3,5%, para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.

Em seguida, aparecem os candidatos do Partido Liberal (PL) e do Partido dos Trabalhadores (PT), respectivamente. O deputado Capitão Alberto Neto (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, soma 11,5% e 12%, nos dois cenários. E o ex-deputado Marcelo Ramos (PT) totaliza 6,3% e 6,8% e aparece empatado tecnicamente com Roberto Cidade (União Brasil), que alcança entre 7,6% e 7,8% e ocupa o quarto lugar da disputa pela prefeitura.

Autista

Amon é o primeiro deputado federal assumidamente autista. Depois de se tornar o vereador mais jovem em 2020, ele decidiu entrar na disputa pela Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2022, foi eleito o deputado federal mais jovem, aos 21 anos, com 14,5% dos votos. Proporcionalmente à população do estado, ele também foi o mais votado. Naquela época, a coligação Brasil para Todos (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos) possuía um total de dois minutos e 20 segundos de horário eleitoral na televisão, distribuídos entre todos os deputados. Devido a essa distribuição, Amon teve apenas um segundo, que ele usou para reiterar uma única frase: "Beba água".

Antes de ser eleito como prefeito, David Almeida atuou como deputado estadual da Assembleia Legislativa do Amazonas por 11 anos, entre 2007 e 2018. Ao longo da trajetória política na Casa Legislativa, ele chegou a ocupar o cargo de presidente. Durante as eleições municipais de 2020, David derrotou o adversário, o ex-governador e ex-prefeito Amazonino Mendes. Vale ressaltar que, entre maio e outubro de 2017, David assumiu interinamente o governo do estado em virtude da cassação do então governador José Melo de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.