Por:

Professoras do Pará têm reconhecimento mundial

Lília Melo foi a primeira mulher do Norte a representar o país no Global Teacher Prize | Foto: Divulgação

O trabalho dos educadores da rede estadual de ensino do Pará tem gerado um impacto tanto na educação do estado, quanto em todo o país. Com ideias práticas que têm transformado a vida da comunidade escolar, os docentes alcançaram até mesmo reconhecimento internacional.

Um exemplo disso é a professora de Língua Portuguesa Lília Melo. Em 2018, ela recebeu o prêmio nacional "Professores do Brasil" do Ministério da Educação por seu projeto inovador "Juventude Negra Periférica - Do Extermínio ao Protagonismo". O projeto, implementado com jovens do bairro Terra Firme, em Belém, a tornou a primeira mulher do Norte do país a representar a categoria de professores no Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

Após sua participação na 10ª edição da Brazil Conference na Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, Lília enfatizou a importância de garantir a diversidade no contexto educacional.

"Sou uma professora afroindígena, periférica e do Norte do Brasil. Uma mulher como eu, com todas essas características e contextos, está nos Estados Unidos, em Boston, em Harvard e no MIT (Massachusetts Institute of Technology) - as maiores referências da educação mundial. Isso significa dizer que o Brasil precisa levar a sério a questão de garantir a diversidade no contexto escolar, no contexto acadêmico", afirma a professora Lilia.

Outra educadora notável é a professora de Letras - Língua Inglesa, Mônica Freitas. Com diversos intercâmbios no exterior, Mônica foi premiada pela embaixada dos Estados Unidos por sua contribuição em programas voltados para estudantes e professores da rede pública, incluindo o programa Jovens Embaixadores. Mônica destaca que ser professora da rede pública lhe proporcionou oportunidades de desenvolvimento profissional e reafirma a qualidade da educação na região amazônica.

Em Altamira, na região do Xingu, a professora de Língua Inglesa da Escola Estadual Professora Ducilla Almeida do Nascimento participou do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa e realizou um intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos. Com isso, ela promove conexões internacionais dos seus estudantes com outros países, a fim de otimizar o aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.