Por:

Pará inicia parceria com Associação de Turismo

Belém terá aumento do fluxo de turistas em novembro de 2025, devido à COP 30 | Foto: Foto: Augusto Miranda/Ag. Pará

O estado do Pará se tornou o primeiro da região Norte a ingressar como parceiro da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Com isso, a região receberá incentivos ao turismo, a partir da atuação de toda a estrutura que é ligada à associação privada, sem fins lucrativos. A Braztoa foi fundada em 1989 e tem 89 associados, dos quais 57 são operadoras de turismo e 32 são parceiros de negócios e institucionais. Devido a isso, a entidade é uma das principais do setor, além de ser referência no mercado, sobretudo no âmbito internacional.

O momento da parceria se torna ainda mais propício, tendo em vista a chegada da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em novembro de 2025, que terá Belém, capital do estado, como sede. O evento irá atrair turistas do mundo inteiro, e o estado tem se preparado para atender a demanda que será gerada no setor.

"Estamos honrados em ser o primeiro estado da região Norte a se filiar como parceiro institucional dessa associação. Essa colaboração trará benefícios não apenas para o nosso estado, mas também para toda a região", afirma o secretário adjunto de Turismo Lucas Vieira.

A Braztoa tem 35 anos de atuação e possui, entre os associados, algumas das maiores operadoras de turismo, como a CVC, Abreu Turismo, Flytour, Agaxtur, Schultz, Trend, entre outras. "Essas empresas confiam na Braztoa para representar seus interesses e promover o desenvolvimento do turismo no Brasil", explica o gestor de Projetos Estratégicos da Braztoa, Rodrigo Ramos.

Além disso, a associação fornece produtos e serviços aos associados, como o Anuário Braztoa, que traz informações sobre o mercado de turismo; o Olhar Braztoa, que oferece dados e inteligência de mercado; e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhece práticas sustentáveis no setor. A entidade ainda promove a Convenção Anual Braztoa, evento em que geralmente também ocorre a premiação de boas práticas do turismo nacional e internacional.

"O Pará vem se preparando como um forte candidato para receber a nossa Convenção", diz Ramos, que salienta o papel da entidade de conectar profissionais e instituições.

Atualmente, entre os parceiros institucionais da Braztoa, estão destinos turísticos como a Argentina, Espanha, Aruba, Israel, Peru, Catalunha, Belo Horizonte, São José dos Campos, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.