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Hospital no Pará recebe certificação de qualidade

Hospital atende nove municípios que somam, juntos, mais 500 mil habitantes | Foto: Divulgação

No coração do Pará, em Altamira (a 830 quilômetros da capital), o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRTP) foi certificado como um dos melhores hospitais públicos do país. Para conservar o posto, a unidade foi submetida a uma auditoria. Após a análise, a instituição manteve o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) de nível 3, o mais exigente dentro da entidade.

A certificação ONA é dada apenas a instituições que atendem a padrões internacionais de excelência. O processo de avaliação contou com etapas realizadas presencialmente e de forma remota. No processo, os líderes e colaboradores do hospital apresentaram os dados e estratégias que impulsionam que refletem e mantêm o bom atendimento aos pacientes.

A unidade é referência para nove municípios e atende uma população de mais de 500 mil habitantes. De acordo com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), o hospital alcançou uma taxa de satisfação de 95,9% em 2023. No local, os pacientes têm acesso a cirurgias de alta e média complexidade, além de mais de 200 leitos distribuídos entre as clínicas médica, cirúrgica e pediátrica. A avaliação de quem passou pelo hospital se mostrou positiva em todos os setores e, em 2024, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) obtiveram o selo "UTI Eficiente".

Carlos Vinícius Ribeiro, diretor-geral do hospital, expressou sua gratidão pela conquista da certificação ONA 3.

É gratificante sermos reconhecidos justamente, porque os nossos pacientes possuem um atendimento de qualidade, de forma precisa, para que saiam daqui saudáveis", declarou o gestor.

Entre as exigências para obter a certificação de nível 3, a ONA exige que o hospital atenda a 90% ou mais dos padrões de qualidade e segurança definidos pela organização.

A oferta de treinamentos aos colaboradores foi crucial para aumentar a qualidade da gestão. Como exemplo, houve a conscientização da importância de notificar incidentes. A equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), elaborou estratégias para incentivar as notificações. "Foi realizado um vídeo explicativo com passo a passo, artes e comunicados internos para incentivar os colabores a notificarem. Nós pretendemos manter o projeto em 2024 e continuar evoluindo ainda mais para manter a segurança do paciente", disse Roberta Silva, supervisora do Núcleo de Qualidade.

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