Por:

Acre lança liga indígena de futebol

O Festival Huwã Karu Yuxibu, em Rio Branco, contou com o lançamento da primeira Liga Indígena de futebol do país. Durante o evento, foram realizadas competições com 60 atletas do povo Huni Kuin.

"O evento mostra para o mundo inteiro que nós lutamos pela preservação do meio ambiente, pelo nosso direito e também pela integração social", disse o líder espiritual Mapu Huni Kuin.

Ele também destacou a importância do festival para derrubar o estigma de que o indígena deve viver isolado.

"Queremos mostrar que estamos usando tecnologia. Queremos mostrar que jogamos de uma forma consciente, educativa e com respeito ao próximo", afirmou.

Na abertura, os jogadores receberam os uniformes dos times. Flora Dutra, fundadora da Navi Global (empresa que fomenta a liga), destacou que o Acre faz história ao ser o primeiro a receber a competição.

"A sensação é de dever cumprido. De uma união para mostrar o potencial que temos no nosso estado, que tem respeito pelos povos da floresta, pelos povos indígenas. Agora, de fato, o mundo vai conhecer tudo o que temos aqui de natural e de potencial", contou. Flora também destacou a presença de lideranças indígenas dos povos Yanomami e Vale do Javari. Para ela, além de incentivar o esporte, a medida une e fortalece as comunidades.

A competição está sendo gravada e distribuída para mais de 170 países e 200 canais de televisão. Até o fim do ano, o campeonato deve ocorrer nas terras indígenas dos Yanomami e Vale do Javari. No ano que vem, a pretensão é fazer a Indigenous League Championship durante 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.