Por:

Internas fazem chocolate para crianças no Pará

Trabalho oferece remuneração, previdência social e remição de pena às apenadas | Foto: Yasmin Cavalcante / NCS Seap Pará

Pelo segundo ano consecutivo, as internas da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua (PA) produziram milhares de ovos para serem doados para crianças durante a páscoa. O grupo ainda prepara trufas e chocolates decorativos. Para isso, elas modelam cerca de 350 kg de chocolate.

A interna Ana Beatriz comemora a oportunidade e conta como a produção teve um aumento, desde o ano passado, o que também é motivo de celebração para ela. "Eu fiquei muito pensativa fazendo esses ovos, porque não posso estar lá fora produzindo eles, preparando para vender, mas estou muito feliz em saber que outras crianças vão receber o fruto do meu trabalho, que são esses ovos".

Carla Gomes, outra reeducanda, já fez diversos cursos dentro do sistema prisional e participou da confecção dos ovos do ano passado. "Esse trabalho tem sido muito gratificante, pois é uma experiência nova que vou poder utilizar quando eu sair daqui. Vai ser uma mudança de vida", conta.

Atualmente, o Pará possui mais de 3 mil internos engajados em trabalhos que beneficiam todos os moradores do estado. As atividades são realizadas dentro e fora das 54 unidades prisionais e são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), através de contratos diretos ou convênios com empresas e órgãos públicos. Os internos têm direitos garantidos pela Seap, inclusive remuneração com base no salário mínimo e previdência social, além da remição de pena.

Belchior Machado, diretor da Diretoria de Trabalho e Produção (DTP) da Seap, menciona que o êxito do ano anterior levou a Seap a dobrar a produção de ovos de chocolate este ano. A iniciativa bateu a meta de produção de cinco mil ovos.

"A aproximação do sistema penitenciário com a sociedade é fundamental para o processo de reintegração social das pessoas privadas de liberdade, e ações como essa são fundamentais para demonstrarmos a capacidade do sistema contribuir com a paz social", explica Belchior.

A distribuição dos ovos começou em 27 de março para os servidores da Seap com filhos menores de 12 anos. No dia 30, ocorre a distribuição de mais mil ovos às crianças da Vila de Americano, em Santa Izabel do Pará. A última doação, marcada para 5 de abril, contemplará os filhos dos internos do sistema prisional da Região Metropolitana de Belém (RMB), inscritos para visitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.