Por:

Operação combate corrupção no Pará

Cerca de 50 agentes participaram de uma operação conjunta da Polícia Civil do Pará e dos Ministérios Públicos do Pará e do Amapá, na quinta-feira (27). A ação resultou no cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Macapá (AP) e em duas cidades da ilha de Marajó (PA).

Os alvos da operação foram empresas de fachada acusadas de desviar mais de R$ 45 milhões em recursos públicos. As práticas ilícitas incluíam fraude em licitações, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Durante a ação, foram apreendidos cerca de R$ 150 mil em dinheiro, além de computadores e celulares. Além disso, no decorrer das diligências, dois indivíduos foram presos em flagrante por posse ilegal de armas de fogo e estão sob custódia da Polícia Civil do Amapá.

Segundo o delegado Eduardo Lima, da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Pará, uma das empresas investigadas participava de licitações no município de Chaves (PA), onde foi constatado pelas autoridades uma manipulação de valores para garantir o sucesso dos envolvidos e o favorecimento da empresa.

Lima detalhou ainda que iniciou as investigações há cerca de um ano, após os policiais receberem uma denúncia. Na época, a promotoria de justiça do estado havia requisitado a instauração de um inquérito policial à Polícia Civil. Com isso, os agentes solicitaram ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um relatório de inteligência financeira. Conforme o documento, houve indícios da prática de lavagem de dinheiro, além de outras fraudes financeiras.

Todo o material apreendido será periciado pelos policiais civis em Belém, conforme as investigações prosseguem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.