Por:

Macron visita o Pará em sua primeira vinda ao Brasil

Presidente Lula recebeu Macron para uma reunião bilateral em Belém | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou ao Brasil na terça-feira (26). Em sua primeira visita à América Latina, o chefe de Estado cumpre uma agenda de três dias no país — entre os dias 26 e 28 — com as primeiras atividades realizadas em Belém (PA). Na capital paraense, Macron condecorou o cacique Raoni com a Legião de Honra, a mais alta honraria da França, instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte para recompensar e dar méritos às boas ações de militares ou civis.

Na terça-feira (26), Macron encontrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a tarde para uma reunião bilateral. Posteriormente, os líderes visitaram uma fábrica de chocolate na comunidade ribeirinha da Ilha do Combu (PA). O intuito da programação é acompanhar a produção artesanal e sustentável do cacau em região de floresta. Na mesma ilha, eles também encontraram representantes dos povos indígenas e participaram de uma cerimônia para condecorar o líder indígena Raoni. A visita ao Pará contempla as pautas relazionadas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) que ocorrerá em 2025, na capital Belém.

O representante do povo Kayapó é conhecido por liderar pautas relacionadas aos direitos dos indígenas e já foi recebido por outro presidente Francês, em novembro de 2012. Na ocasião, o então dirigente do país estrangeiro, François Hollande, conversou com o cacique no Palácio do Eliseu, em Paris. De acordo com a embaixada da França no Brasil, após conceder a honraria ao cacique do povo Kayapó, os presidentes seguiram para o Rio de Janeiro, onde iniciaram o segundo dia da agenda.

Nesta quarta-feira (27), Macron participa da inauguração do terceiro submarino feito a partir de uma parceria entre a França e o Brasil. Intitulado de Tonelero, o submarino será lançado ao mar em Itaguaí (RJ). No mesmo dia, o presidente francês se encontra com empresários em São Paulo. Atualmente, a França é o terceiro maior investidor direto no Brasil. Em valores, o fomento chega à base de 40 bilhões de euros. Macron também deve encontrar artistas e intelectuais, antes de seguir, a pé na avenida Paulista, até o hotel onde ficará hospedado.

Na quinta-feira (28), último dia do presidente francês no Brasil, Macron seguirá para Brasília, onde será recebido por Lula, no Palácio do Planalto, onde devem debater questões geopolíticas e econômicas entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.