Por:

Pará inicia projeto de reflorestamento

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará visitou cerca de 100 produtores rurais da comunidade de Caboclo, na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. O encontro teve como objetivo discutir um projeto de restauração florestal para a região. A iniciativa é pioneira e tem previsão de ser implementada em uma área de 10 mil hectares, com planos de expansão para outras partes do estado, posteriormente.

José Wilson, um dos produtores rurais locais, expressou seu entusiasmo com a iniciativa: "Trabalho aqui há 6 anos e tenho muito carinho pela região. Este projeto representa uma inovação para nós da APA e acredito que tem grandes chances de sucesso. Certamente trará melhorias para nossa comunidade".

A reunião na comunidade de Caboclo aconteceu no sábado (23). Durante o encontro, os produtores rurais receberam informações, esclareceram dúvidas e contribuíram com sugestões e solicitações para o desenvolvimento do projeto.

A restauração florestal será realizada com espécies nativas. A expectativa é de que a empresa concessionária empregue mão de obra local para a instalação e manutenção dos viveiros de mudas. Além disso, será estabelecida uma brigada de incêndio na região para garantir a preservação florestal.

A coordenadora da Diretoria de Mudanças Climáticas (Dimuc) da Semas, Indara Aguilar Roumié, ressaltou a importância do conhecimento local para o sucesso da restauração florestal. O projeto prevê a concessão de terras públicas a empresas privadas por um período de 40 anos, com a obrigação de recuperar áreas desmatadas por meio de replantio. Em contrapartida, as empresas vão poder comercializar créditos de carbono do reflorestamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.