Por:

Universitária do Amapá transforma óleo em sabão

Sara disponibiliza recipientes adequados para o descarte do óleo no campus | Foto: Luan Rodrigues/Ueap e Sara Monção/Arquivo

O descarte inadequado de óleo de cozinha representa uma ameaça ao meio ambiente e impacta negativamente os ecossistemas aquáticos, os solos e até mesmo os sistemas de esgoto das cidades. Com consciência dessa situação, Sara Monção, estudante do curso de Tecnologia em Design da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), propôs uma solução inovadora. Em seu projeto "Produção de sabão com óleo reutilizado", Sara transforma o óleo de cozinha descartado em sabão em barra, sabão líquido e sabonetes. Dessa forma, além de impactar de forma positiva o meio ambiente, ela cria uma nova cadeia produtiva.

Sara trabalha no projeto desde outubro de 2023, sob a orientação do professor mestre Rodrigo de Aquino. A inspiração da estudante veio de uma iniciativa semelhante em sua antiga unidade de ensino, a Escola Estadual Edgar Lino da Silva, localizada em Macapá (AP). Na época, a participação das crianças e adolescentes foi fundamental para o resultado do projeto.

"Acabei não tendo a oportunidade de fazer parte desse projeto durante o meu ensino fundamental, mas sempre achei uma iniciativa muito interessante, por oferecer aos alunos e a comunidade do entorno da escola a possibilidade de desenvolver um produto a partir de uma matéria-prima muito presente no cotidiano deles", explicou Sara.

O projeto passou pela fase de planejamento e agora está em execução. Sara estabeleceu um ponto de coleta na Ueap, onde qualquer pessoa pode contribuir, a partir do depósito do óleo em recipientes adequados para o armazenamento. Após reunir uma quantidade suficiente de óleo, Sara iniciará o processo de purificação para a produção dos sabões. O projeto envolve a colaboração de outros educadores, como o professor de engenharia química João Silva, que fornece suporte técnico, e o professor de ciências da Escola Edgar Lino, Álvaro Modesto, que já desenvolveu um projeto similar.

Além dos impactos ambientais negativos, o descarte inadequado de óleo de cozinha pode causar sérios problemas, como a formação de películas nas superfícies da água, o que reduz o oxigênio disponível e prejudica as plantas e animais marinhos. Além disso, há a contaminação do solo, porque o óleo afeta a capacidade de absorver água e nutrientes. Devido a isso, projetos como o de Sara são fundamentais para preservar o meio ambiente, a partir do descarte correto do óleo de cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.