Por:

Tocantins fica à frente na geração de empregos

A construção civil foi o setor que mais gerou empregos em Tocantins | Foto: Luciano Ribeiro/Secom

O estado de Tocantins teve um saldo positivo entre as admissões e os desligamentos, em janeiro deste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o levantamento, foram contabilizadas 11.287 admissões, contra 9.840 desligamentos, o que representa 1.447 novos empregos gerados. Em relação à região Norte, o estado é o que mais gerou emprego no período avaliado, seguido do Amapá (1.203) e Amazonas (1.056).

Em relação ao mesmo período do ano passado, os números revelam que houve um crescimento de 21,9% na geração de empregos. Em dezembro de 2023, o levantamento revelou saldos negativos em todos os estados do país. Na ocasião, Tocantins ficou em quarto lugar entre os estados da região norte, com um déficit de - 2.056.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) Jonis Calaça, a melhora do cenário laboral se deve à adesão da população do estado ao Sistema Nacional de Empregos (Sine).

"Os dados mostram que as oportunidades de emprego estão surgindo e nosso convite a cada tocantinense é para que mantenham seus cadastros no Sine atualizados e aproveitem as capacitações e as orientações profissionais gratuitas que são disponibilizadas em nossas unidades", afirmou o secretário. No Sine, os cadastrados podem buscar por vagas de emprego e agendar entrevistas com possíveis empregadores.

Wilany Bezerra, gerente do Observatório do Trabalho, contou que o setor que mais gerou empregos em Tocantins foi o da construção civil, com um saldo positivo de 322.

"Geralmente, em janeiro, não temos muitas contratações na área da construção civil devido às chuvas, mas os dados deste ano trazem essa surpresa", disse Wilany.

Além do setor da construção civil, o setor da agricultura, pecuária, produção florestal e pesca também contribuiu para o saldo positivo em janeiro, com um saldo positivo de 314. Em terceiro e quarto lugar ficaram os postos de trabalho ligados à administração pública (187) e ao comércio (186).

Na capital Palmas, foi registrado um saldo positivo 414 novos postos de emprego; em Araguaína, 208; e em Porto Nacional, 138 postos de emprego gerados.

O Caged é um registro administrativo do Ministério do Trabalho que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.