Por:

Amapá sedia Simpósio Internacional de Bariátricas

Bariátrica é realizada em casos de pacientes diagnosticados com obesidade grave | Foto: Agência Pará

O município de Macapá (AP) sedia, nesta sexta-feira (15), a 21ª edição do Simpósio Internacional de Cirurgias Bariátricas. O encontro começou às 7h45, com a última atividade do dia prevista para começar às 18h26. No sábado, último dia do evento, a programação terá início às 8h, com previsão de encerramento às 18h15. O debate reúne profissionais de saúde de países como Portugal, Argentina e Espanha, que trocam conhecimento a respeito das inovações no procedimento.

A cirurgia bariátrica geralmente é realizada em casos de pacientes diagnosticados com obesidade grave. Segundo o Mapa da Obesidade, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso até 2025, sendo que 700 milhões estarão obesos. Durante o evento, são efetuadas 20 operações no Hospital São Camilo e São Luís. Os procedimentos, realizados ao vivo e transmitidos no Sebrae Amapá, fazem parte dos estudos de caso apresentados no simpósio. São atendidos cinco pacientes por turno, da rede privada e pública, por meio do programa estadual BariSUS (Ambulatório de Cirurgias Bariátricas), em cada um dos dias.

O evento tem o intuito de proporcionar palestras acerca das descobertas científicas, avanços médicos e abordagens inovadoras no tratamento da obesidade. Além disso, com a participação do Sebrae, a iniciativa busca incentivar o turismo na região, visto que o simpósio conta com a participação de pessoas de vários países.

"É um momento muito importante, que vai mostrar para o mundo a potencialidade dos médicos que já temos aqui. Entendendo a dimensão do encontro, o Governo do Estado é um grande incentivador e colaborador, prestando a assistência necessária para o sucesso do evento e dos debates científicos gerados por ele", destacou a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.

Além dos profissionais de saúde, participam da reunião pesquisadores e estudantes que procuram se especializar e enriquecer seus trabalhos científicos. Entre os assuntos discutidos no simpósio, destacam-se os desafios e avanços para superação da obesidade, as mais recentes opções cirúrgicas, além da importância da nutrição e do suporte psicológico durante o atendimento aos pacientes. Os tópicos são debatidos com base em conhecimentos e exemplos práticos e aplicáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.