Por:

Incêndio ameaça cidade em Rondônia

A sede do município de Uiramutã (RO) foi ameaçada por um incêndio, durante a manhã de domingo (10). O governo local mobilizou equipes para conter as chamas ainda durante a tarde, e a operação durou até a manhã de segunda-feira (11). De acordo com a Defesa Civil municipal, há indícios de que o fogo foi provocado e começou na área de mata próxima, que é de difícil acesso.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Julimar Sena, explicou que os indígenas têm o costume de usar fogo para limpar o terreno. Os brigadistas lutaram contra o incêndio durante toda a tarde. Ao anoitecer, as equipes deixaram o local, mas o vento fez com que as chamas retornassem, ameaçando atingir outras áreas. Ao amanhecer, a Defesa Civil retornou ao local para apagar o incêndio e evitar que as chamas chegassem até a serra, onde estão instaladas as comunidades indígenas.

A fumaça da queimada provocou irritações e problemas respiratórios aos moradores. A demanda por atendimento médico, principalmente de crianças e idosos, no posto de saúde José Júlio aumentou. A região enfrenta uma estiagem que dura meses e os principais rios, o Uailã e o Maú, estão secos, o que dificultou o combate às chamas.

Para reforçar o combate ao fogo na região, o governo do Estado mandou na semana retrasada mais 15 novos brigadistas seletivados ao Uiramutã. Eles esperaram uma semana pelos uniformes e equipamentos de Boa Vista, mas agora já estão em campo.

Além dos brigadistas municipais, dos militares do Pelotão Especial de Fronteira (PEF) - do exército brasileiro - e dos agentes do Prevfogo - do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) - as comunidades indígenas também ajudam a combater os focos de incêndio, disponibilizando voluntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.