Por:

Região terá primeira turma de mestrado em música

Não é obrigatório ter formação específica em música para participar do processo seletivo | Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag.Par

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu as inscrições para o primeiro mestrado em música da Região Norte. A especialização integra o Programa de Pós-Graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), onde são ofertadas um total de 20 vagas para a turma de 2024. No entanto, quem quiser ingressar no curso terá que se dedicar, já que a instituição cobra que os candidatos passem em quatro fases de avaliação, duas eliminatórias e duas classificatórias, respectivamente.

O processo seletivo ocorre de forma presencial. Na primeira fase, os candidatos realizam uma prova escrita; na segunda fase, eles terão que elaborar uma proposta de projeto de pesquisa; na terceira fase, ocorre a entrevista e, por fim, na última fase ocorre a avaliação dos currículos. Para participar da seleção, não é obrigatório ter formação em música, mas é necessário ter graduação em alguma área de conhecimento.

O PPGMUSA oferece duas linhas de pesquisa: Música e Cultura e Música e Formação. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março. A proposta do programa de pós graduação da Uepa foi aprovada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no ano passado.

"O desejo foi acalentado por vários anos, mas só em 2021 foi possível iniciar os trabalhos, nessa ocasião já contando com um número mínimo de doutores, todos da Uepa, para subscrevermos a proposta", disse o professor Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, que obteve o título de mestre em São Paulo e o de doutor no Rio Grande do Sul, e agora vai coordenar essa pós-graduação na região Norte.

Além dos egressos da licenciatura em música da Uepa, o mestrado espera receber candidatos ligados ao ensino e à pesquisa em música, que estejam em busca de qualificação acadêmica. "Há uma enorme demanda reprimida de profissionais da música, que somente possuem graduação. O norte do Brasil é emblemático, neste sentido. A abrangência dos perfis de candidatas e candidatos será mais bem detalhada em cada edital", afirma o professor Paulo, ao falar sobre a expectativa do grupo do mestrado em música ao ofertar a primeira turma em 2024.

Este ano o o curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa ofertou oficinas de música para a população, como parte do projeto "Música para a Comunidade". Foram ofertadas as oficinas de Musicalização para bebês, flauta doce, violão e editoração de partituras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.