Por:

Rondônia estimula comércio em feiras

As duas principais ferramentas da prefeitura de Porto Velho (RO) de incentivo ao empreendedorismo feminino são a Feira da Mulher Empreendedora, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), setor ligado à Secretaria Geral de Governo (SGG), e o Giro Empreendedor, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). As iniciativas, juntas, auxiliam cerca de 278 mulheres a conquistarem independência financeira.

O Giro Empreendedor é um projeto que promove a realização de feiras, onde os cadastrados podem expor seus produtos de forma gratuita. Apesar de não ser focado exclusivamente para o público feminino, o projeto tem grande adesão de mulheres, com 138 participantes ao todo.

"O Giro Empreendedor foi criado como forma de reerguer pessoas no período pós-pandemia. Temos histórias emocionantes de vidas que foram transformadas, pessoas que hoje são empresárias, que venceram a depressão, a maioria é mulher. Tudo isso graças a essa política pública de promover uma feira de artesanatos, onde os empreendedores não têm custo para participar, somente oportunidades para gerar lucro", destaca a secretária Glayce Bezerra.

Por outro lado, a Feira da Mulher Empreendedora tem foco em atender mulheres de baixa renda, muitas vezes, de outras nacionalidades. A iniciativa teve início em 2017 com uma procura imediata de 120 mulheres e seguiu crescendo a cada ano. Segundo a diretora da CPPM, Gina Brito, anualmente são cadastradas em torno de 120 a 150 empreendedoras, que fazem um rodízio de participação nas edições do evento, para vender os produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.