Por:

Moradores do Pará são afetados por chuva

Dois municípios do Pará — Paragominas e Ipixuna do Pará — foram afetados pelas chuvas que atingiram o estado no último final de semana. Devido a isso, o governador Helder Barbalho determinou a formação de uma força-tarefa para dar assistência às comunidades, visitou as cidades atingidas e conversou com gestores locais.

"A decretação do estado de emergência, da parte da prefeitura, já está sendo homologada pelo governo. A partir disso, ajudas humanitárias serão disponibilizadas ainda esta semana, o que envolve cestas de alimento, kits de higiene, kits de dormitório e a seleção das famílias para os programas habitacionais a fim de que haja remanejamento de famílias em áreas vulneráveis", explicou o governador Helder Barbalho.

Segundo informações da Defesa Civil do estado, em Paragominas, oito bairros foram atingidos pelas enchentes, na zona urbana, e cinco áreas na zona rural. Devido a isso, 27 famílias ficaram desabrigadas e 50 estão desalojadas. Para atender a essas famílias, a prefeitura montou três abrigos. Em Ipixuna do Pará, 62 famílias ficaram desabrigadas, outras 26 desalojadas e 1.600 foram afetadas de alguma forma. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), coronel Jaime Benjó, a corporação une esforços com a Defesa Civil para realizar operações nas cidades impactadas pelas chuvas.

"Já iniciamos as ações de respostas e assistência de socorro imediatas com a Defesa Civil do município, em um trabalho conjunto para fazer os levantamentos e o cadastramento das famílias. Emitimos boletins para a Defesa Civil do município para informar os moradores sobre as áreas de risco que o município tem mapeado, a fim de alertar para a necessidade dos moradores deixarem a região de risco", destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.